domingo, 26 de dezembro de 2010

CITANDO SOLOMON: ACERCA DO ESTILO EM FILOSOFIA

«Mas o estilo em filosofia não é unicamente uma questão de [...] sensibilidade literária: é em primeiro lugar um estilo de pensar, uma abordagem da vida e não somente uma maneira de escrever. Um estilo não é superficial mas profundo, não um jogo mundano mas uma visão do mundo, uma profunda expressão daquilo que uma pessoa é. Um estilo é ele próprio uma filosofia, ou, para inverter os termos, a filosofia é, primeiro que tudo, uma questão de estilo

Robert C. Solomon, Living With Nietzsche - uma das minhas prendas natalícias. (Tradução minha, para o bem e para o mal...)

2 comentários:

Jamil P. disse...

Que ótima citação! Em consonância com famosa máxima de Buffon "Le style est l'homme même".

Mariana disse...

Todos os que se diferenciam, para o bem e para o mal, desenvolvem um estilo. Estão na contra-corrente de alguma coisa. Isso não quer dizer salvo-conduto para a confiança. O estilo do psicopata de "O silêncio dos inocentes" é inconfundível, mas padece de um mal nocivo. Fora que há incríveis fakes apregoando aos quatro ventos que seriam criaturas superiores, porque têm estilo. O estilo é justamente não se confundir com tais criaturas.